top of page

Cronograma

SEGUNDA-FEIRA,
10 DE JUNHO

  8:00 - Credenciamento 

  9:00 - Cerimônia de Abertura

10:00 - Mesa 1

 

12:00 - Almoço

13:30 - Palestra 1

14:40 - Palestra 2 

15:50 - Minicursos (1, 2, 3 e 4)

17:50 - Intervalo

18:20 - Minicursos (5 e 6)

20:20 - Coquetel de Abertura

TERÇA-FEIRA,
11 DE JUNHO

  8:30 - Coffee Break

  9:10 - Palestra 3

10:10 - Apresentação da Pós (1 e 2)

10:50 - Palestra 4

12:00 - Almoço

13:30 - Palestra 5 

14:40 - Minicursos (1, 2, 3 e 4)

16:40 - Sorteio

18:00 - Coffee Break

18:30 - Palestra 6

19:40 - Minicursos (5 e 6)

QUARTA-FEIRA,
12 DE JUNHO

  8:30 - Coffee Break

  9:10 - Palestra 7

10:10 - Apresentação da Pós (3 e 4)

10:50 - Palestra 8

12:00 - Almoço

13:30 - Mesa 2

15:00 - Minicursos (1, 2, 3 e 4)

17:00 - Apresentação da Pós (5 e 6)

18:00 - Coffee Break

18:30 - Palestra 9

19:40 - Minicursos (5 e 6)

QUINTA-FEIRA,
13 DE JUNHO

  8:30 - Coffee Break

  9:10 - Palestra 10

10:10 - Apresentação da Pós (7 e 8)

10:50 - Palestra 11

12:00 - Almoço

13:30 - Palestra 12 

14:40 - Mesa 3 

15:40 - Minicursos (1, 2, 3 e 4)

17:40 - Coffee Break

18:10 - Mesa 4

20:10 - Minicursos (5 e 6)

SEXTA-FEIRA,
14 DE JUNHO

 

 

 

 

 

GREVE GERAL

DOAÇÃO DE SANGUE

Doação de Sangue - HemoRio

Dia: 19/06/2019 (Quarta-feira);

Horário: 10 às 15h;

Local: Auditório da Biblioteca;

Para ser doador é necessário:

Estar bem de saúde, ter mais de 50 Kg, não estar em risco de DSTs, portar documento original com foto, evitar alimentos gordurosos 4h antes, não estar em jejum, ter entre 18 e 69 anos.

PROGRAMAÇÃO

CREDENCIAMENTO

Credenciamento: 

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Cerimonia de Abertura:

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Coffee-Breaks: 

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

PALESTRAS

Palestra 1: "Perspectivas, desafios e oportunidades para a Química Medicinal do século XXI".

Palestrante: Prof. Dr. Arthur Eugen Kümmerle (Departamento de Química Orgânica - Instituto de Química/UFRRJ).

Resumo: Num desafio de futurologia, mas sem esquecer do passado, esta palestra buscará mostrar como os químicos medicinais enfrentarão os muitos desafios para melhorar a qualidade de vida das populações no século XXI. Os maiores desafios parecem consistir das doenças infecciosas (ex. bacterianas, virais e parasitárias) e não transmissíveis (ex. autoimunes, doença de Alzheimer, doença de Parkinson) que exigirão tecnologias inovadoras (ex. organoides, nanotecnologia, biotecnologia) para serem totalmente compreendidas e combatidas. Nesta palestra, serão abordadas tendências, perspectivas e oportunidades relacionadas à descoberta de medicamentos, bem como serão destacadas as ferramentas e estratégias que poderiam ser usadas na descoberta de medicamentos no século XXI.

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Palestra 2: "A conquista da Tabela Periódica, um percurso epistemilógico";

Palestrante: Prof. Dr. Roberto Barbosa de Castilho (Departamento de Fisico-Química - Instituto de Química/ UFRRJ).

Resumo: A Tabela Periódica representa o grande triunfo da Ciência, em particular a Química, sobre a natureza. Todo o conhecimento, toda a história do Universo, toda mudança, toda tecnologia, em apenas uma página! Galileu, certa vez, salientou que o livro da Natureza está escrito em caracteres matemáticos; assim para ler o livro da Natureza, precisamos conhecer a Matemática. Sem querer contradizer o grande Galileu Galilei, afirmo que o livro da Natureza está escrito em linguagem química, onde o alfabeto é a tabela periódica! Quem puder conhecer a tabela, vai poder conhecer os elementos que compõe tudo no universo e suas propriedades, e deste modo, poderá desvelar as verdades da Natureza e assim entender como as coisas funcionam. Nesta palestra, começaremos revisitando um conceito fundamental, segundo o renomado físico Richard Feynman, a ideia mais feliz de toda a história humana: “A matéria é compostas por átomos”. Mostraremos como foi abordado, ao longo da história, o problema da constituição da matéria, no tocante a continuidade ou descontinuidade, desde os filósofos pré-socráticos, até chegar a Dalton e Proust e o conceito de elemento químico e sua definição atual. O elemento químico é a base para a construção da tabela periódica. Então, discutiremos as contribuições de Mendeleiev, Chancortois e outros cientistas para a gênese da tabela periódica. Mostraremos também a contribuição de alguns cientistas na descoberta dos elementos químicos, em particular, a contribuição das mulheres para a tabela periódica. Ao final, discutiremos algumas aplicações da tabela periódica na Ciência e no cotidiano, ressaltando o papel dos radioisótopos e radiofármacos em Química e Medicina. 

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Palestra 3: 

"Empreendedorismo como uma alternativa viável para profissionais de química."

Palestrante: Prof. Dr. Antônio Marques da Silva Júnior (Departamento de Química Fundamental - IQ/UFRRJ).

Resumo: As universidades têm modificado o seu papel perante a sociedade ao longo do tempo. À incumbência inicial de ensino foi adicionada a pesquisa e posteriormente a extensão. Este importante tripé também tem se modificado a nível global, sendo absorvido na missão das instituições de ensino superior um papel mais ativo no desenvolvimento socioeconômico, que vai além da formação de mão de obra qualificada. Vem surgindo nos últimos anos um novo eixo mobilizador, que é o estímulo ao empreendedorismo e à interação pró-ativa de acadêmicos com a atividade econômica.

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Palestra 4: "Ensino de Química para deficientes visuais."

Palestrante: Prof.ª Dr.ª Ana Paula Sodré da Silva Estevão (Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro).

Resumo: A palestra tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um projeto voltado para elaboração de materiais didáticos na área de química  para pessoas com deficiência visual. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2015 com alunos do curso de graduação em Licenciatura em Química e professores do IFRJ campus Duque de Caxias em parceria com um docente do Instituto Benjamin Constant (IBC). Já foram elaborados cadernos pedagógicos com temáticas diversas na área de química, materiais didáticos em 3D e um livro falando sobre a Tabela Periódica. Todos os materiais são voltados para alunos do Ensino Médio.

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Palestra 5: "Doenças neurodegenerativas: novas pespectivas de tratamento. "

Palestrante: Mestre Edlene Ribeiro Prudencio (Aluna de doutorado do Programa de Pós Graduação em Química - IQ/UFRRJ).

Resumo: Nesta palestra será abordado a etiologia das doenças neurodegenerativas mais conhecidas (Doenças de Alzheimer, Parkinson, ELA) ressaltando os pontos em comum. Será dado enfoque especial à Doença de Parkinson, onde serão discutidos tratamentos atuais e as perspectivas de novas estratégias para cura e prevenção. 

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Palestra 6: "O ensino de ciência e questões étnico-raciais"

Palestrante: Prof. Dr. Leonardo Maciel Moreira (Coordenador do Projeto Ciência - UFRJ, Campus Macaé).

Resumo: Em geral, acredita-se que as relações étnico-raciais é um tema das aulas de “disciplinas de humanas”, entretanto, as ciências da natureza têm uma importante responsabilidade perante esse tema. Nessa palestra serão apresentados os pressupostos que fundamentam a abordagem das relações étnico-raciais no ensino de ciências, bem como se discutirá sobre algumas propostas e abordagens didáticas.

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Palestra 7: "Drug Delivery: Nanomáquinas e nanopartículas para o transporte de fármacos  para o tratamento do câncer e da Leishmaniose, fabricação e operação"

Palestrante: Prof.ª Dr.ª Célia Machado Ronconi (Departamento de Química Inorgânica - LQSN/UFF).

Resumo: No presente seminário apresentaremos uma das linhas de pesquisa desenvolvida no Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia da Universidade Federal Fluminense, que visa a preparação, caracterização e aplicação de nanomáquinas e de nanopartículas como sistemas de transporte de fármacos. Discutiremos como é feito o planejamento, a construção e a operação de nanomáquinas e nanodispositivos baseados em nanopartículas magnéticas, grafeno, sílica mesoporosa e macrociclos como pilararenos e ciclodextrinas. A ideia principal é desenvolver sistemas mais eficientes e seletivos para o tratamento do câncer e da Leishmaniose.

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Palestra 8: "O processo de controle e licenciamento de fármacos"

Palestrante: Prof.ª Dr.ª Yara Peluso Cid (Departamento de Ciências Farmacêuticas - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde/UFRRJ).

Resumo: Em breve mais informações.

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Palestra 9: "Estudando e planejando moléculas bioativas por modelagem molecular".

Palestrante: Prof. Dr. Carlos Maurício Rabello Sant'anna (Departamento de Química Orgânica - IQ/UFRRJ).

Resumo: Promover a saúde humana depende em grande parte da disponibilidade de fármacos para o tratamento das diversas doenças que atingem a humanidade. A descoberta de novos fármacos representa um desafio, pois necessita de um elevado investimento financeiro em pesquisa, face à relação entre o número de substâncias sintetizadas e bioensaiadas e àquelas que são aprovadas pelas instâncias regulatórias e atingem o mercado como autênticos fármacos. Um conceito fundamental em Química Medicinal é o da relação entre a estrutura molecular e a atividade biológica apresentada pelas moléculas bioativas. Desta forma, o conhecimento da estrutura molecular pode auxiliar na busca de novos fármacos. Em Química Medicinal, este conhecimento pode ser obtido por diversas estratégias, mas um grupo delas utiliza métodos computacionais como ferramentas de auxílio. É o chamado Planejamento de Fármacos Auxiliado por Computadores. Esses métodos são usados para se modelar a estrutura molecular, seja dos candidatos a fármacos, dos seus alvos bioquímicos (em geral proteínas) ou mesmo da forma como ambos interagem. Trataremos nesta palestra de uma visão geral destes métodos, incluindo exemplos de aplicações, dando ênfase às chamadas doenças negligenciadas. Por afetarem principalmente as populações mais pobres do Mundo, estas doenças despertam pouco interesse de pesquisa pela indústria farmacêutica, devido à perspectiva de baixo retorno financeiro. Portanto, a pesquisa na Universidade tem muito a contribuir para o desenvolvimento de fármacos para estas doenças.

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Palestra 10: "As leishmanioses: A doença e a busca por novos agentes quimioterápicos"; 

Palestrante: Prof.ª Dr.ª Aurea Echevarria Aznar Neves Lima

Resumo: As leishmanioses constituem um grave problema de saúde pública mundial, são causadoras de grande deformidade, morbidade e mortalidade, pela dificuldade de acesso e adesão ao tratamento, pela falta de investimentos na criação de novos fármacos pela indústria farmacêutica e políticas sociais ineficientes. O tratamento utilizado não é satisfatório em relação a efetividade e toxicidade, e há resistência aos fármacos disponíveis, ocasionado pela sensibilidade de diversas cepas a estas substâncias, além do tratamento ser longo e requerer internação. Assim, é de grande importância a busca por novas moléculas que possam apresentar atividade antileishmania frente aos parasitos e menor toxidez frente aos hospedeiros.

Local: Auditório Gustavo Dutra (Gustavão) - 1º andar do P1;

Palestra 11: "Controle de Dopagem no Brasil"

Palestrante: Mestre Fábio Azamor de Oliveira (Tecnólogo em Química no Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem  - LADETEC/UFRJ).

Resumo: Breve histórico do controle de dopagem; Substâncias e métodos proibidos; Técnicas analíticas; O Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem.

Local: Auditório Gustavo Dutra (Gustavão) - 1º andar do P1;

Palestra 12: "Química Inorgânica medicinal."

Palestrante: Prof.ª Dr.ª Amanda Porto Neves (Departamento de Química Fundamental - IQ/UFRRJ)

Resumo: Em breve mais informações.

Local: Auditório Gustavo Dutra (Gustavão) - 1º andar do P1;

MESAS REDONDAS

Mesa 1:  "Reflexão e diálogo sobre a saúde mental no contexto universitário";

Convidados: Prof. Dr. Cristiano Roger Riger (Departamento de Bíoquímica/Coordenador dos Cursos de Química Industrial e Licenciatura em Química - IQ/UFRRJ), Prof.ª Dr.ª Valéria Nascimento L. Pires (Departamento de Educação Física e Desportos DEFD/UFRRJ), Mestre Maria do Socorro S. de Araújo (Psicóloga da Divisão de Saúde da UFRRJ) e Prof. Dr. Leandro Pinheiro Chevitarese (Departamento de Educação e Sociedade - UFRRJ).

Mediador: Prof.ª Dr.ª Maria Clara Ramalho Freitas (Departamento de Química Fundamental - IQ/UFRRJ)

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Mesa 2: "Um debate sobre a divulgação científica na educação básica";

Convidados: Prof.ª Dr.ª Ana Cristina Souza dos Santos (Diretora do Instituto de Educação - IE/UFRRJ), Prof. Dr. Glauco Favilla Bauerfeldt (Departamento de Química Fundamental - IQ/UFRRJ), Prof. Dr. Leonardo Maciel Moreira (Coordenador do Projeto Ciência - UFRJ, Campus Macaé), Prof. Dr. Roberto Barbosa de Castilho (Coordenador do PIBID-Química, Departamento de Química Fundamental - IQ/UFRRJ); 

Mediadora: Discente Mariana Brum (Graduanda de Licenciatura em Química -IQ/UFRRJ).

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Mesa 3: Plenária; 

Convidados: Afonso Santine, Alessandra Lima, Daniele Cabral, Marcos Vinícius Braz, Mariana Brum e William Queiroz;

Mediador: Discente Marcos Vinícius Braz (Graduando de Química Industrial - IQ/UFRRJ).

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Mesa 4: "Mitos e verdades: A química da Cannabis na Medicina";            

Convidados: Prof. Dor. Cedric Stephan Graebin (Departamento de Orgânica - IQ/UFRRJ), Prof. Dr. João Ricardo Lacerda de Menezes (Instituto de Ciências Biomédicas - ICB/UFRJ), Prof. Dr. Luciano Ramos Suzart (Departamento de Orgânica - IQ/UFRRJ); 

Mediador: Discente Mariana Brum (Graduanda de  Licenciatura emQuímica - IQ/UFRRJ).

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

MINI CURSOS

Mini curso 1: "Drogas: Química e Sociedade".

Ministrante: Prof. Dr. Luciano Ramos Suzart (Departamento de Química Orgânica - IQ/UFRRJ).

Ementa: O uso de drogas na antiguidade, o surgimento da proibição e o boom do consumo; O mercado legal e ilegal; Os tratados internacionais anti-drogas; As discussões e práticas quanto as políticas de drogas aplicadas no Brasil e em outros países (as alternativas de legalizar e de descriminar, redução de danos, etc.). Além de apresentar as características químicas; métodos físicos/ químicos utilizados na identificação e como agem as principais substâncias psicoativas de uso controlado ou proibido. Enfim o minicurso se propõe a ofertar ferramentas para realização de uma discussão aberta e sem preconceitos sobre as drogas. Sem perder a percepção de que o uso de drogas pode ser perigoso, mas ignorar todo o resto que esta as voltas desse uso pode aumentar ainda mais esse risco.

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Mini curso 2: "Produção de Materiais nanoestruturados aplicados a Biotecnologia".

Ministrante: Mestre Marcel Guimarães Martins (Sócio fundador da Startup Magtech Soluções em Nanopartículas Magnéticas).

Ementa: Abordagem teórica: Contextualização da Startup Magtech no cenário da biotecnologia e apresentação de soluções em nanopartículas magnéticas. Nanopartículas superparamagnéticas: obtenção, propriedades e aplicações. Nanopartículas poliméricas: polímeros sintéticos e naturais de natureza orgânica e inorgânica. Métodos de encapsulação, suas particularidades e estratégias de seleção do método. 

Abordagem prática: Síntese de nanopartículas magnéticas de óxido de ferro pelo método de coprecipitação. Encapsulação em micropartículas de alginato via gelificação ionotrópica. Discussões de caracterizações dos materiais.

Local: Sala 50 - 2º andar do PQ (Prédio da Química).

Mini curso 3: "Metalofármacos e inibidores de metaloenzimas".

Ministrante: Prof. Dr. Rodrigo da Silva Bitzer (Departamento de Físico-Química - UFRJ).

Ementa: Fundamentos da química de coordenação. Metais nos sistemas biológicos. Metalodrogas terapêuticas. Estratégias para o desenho de metalofármacos. Classes de inibidores de metaloenzimas e seus mecanismos de inibição. 

Local: Salão Hilton Salles - 2º andar do P1 (Prédio principal).

Mini curso 4: "Ensinando Química através do Teatro".

Ministrante: Prof. Dr. Leonardo Maciel Moreira (Coordenador Pró-Tempore do Curso de Bacharelado em Química - UFRJ, Campus Macaé).

Ementa: Este minicurso teórico e prático tem como objetivo apresentar as discussões que sustentam a articulação entre ciência e e arte, bem como de divulgar práticas e possibilidades de pesquisas do teatro de temática científica.

O participante conhecerá estratégias didáticas que visam auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem da química.

Local: Sala 49 - 2º andar do PQ (Prédio da Química).

Mini curso 5: "Análise forense e toxicológica em prol da Medicina".

Ministrante: Dr.ª Andréia Loviane Silva (Laboratório de Cromatografia de Gases - Embrapa Agrobiologia).

Ementa: Fundamentos de técnicas analíticas químico-farmacêuticas empregadas em laboratório de química-toxicológico forense na realização de perícias técnicas. Embasamento químico-toxicológico para emissão de laudos de medicina legal na proposição de causas mortis na solução de crimes e/ou acidentes fatais. Local do crime (local de morte): a escolha da amostra a ser coletada no local do crime entre estas amostras químicas materiais ou biológicas (urina, cabelo, suor, sangue, saliva, unhas, conteúdo estomacal e ou cerebral ...).  A seleção de qual momento empregar análises químico-toxicológicas para vestígios drogas lícitas e ilícitas pelo emprego de testes de presunção (colorimétricos) e testes de confirmação: espectrofotométricos (UV-IR) e cromatográficos (CLAE e CG-MS).  A formulação de um laudo de local pericial como base em laudos químicos como uso de prova para o aumento ou redução de condenação. Noções da técnica de extração de DNA para o sequenciamento a fim de evidenciar a presença ou ausência do indivíduo na cena do crime ou para sua responsabilização jurídica por outro motivo. 

Local: Salão Hilton Salles - 2º andar do P1 (Prédio principal).

Mini curso 6: "Introdução a NBR 17025: Normas do Sistema de Qualidade nos ensaios químicos e físico-químicos".

Ministrante: Prof. Dr. Glauco Favilla Bauerfeldt (Departamento de Química Fundamental - IQ/UFRRJ)

Ementa: A Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 trata da garantia da qualidade de ensaios químicos e físico-químicos, versando sobre os requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. É uma norma que deve ser respeitada por todo prestador de serviços que realize análises químicas, de qualquer natrureza, ensaios microbiológicos e testes de calibração de instrumentos. Tão importante, que inúmeros serviços só podem ser oferecidos quando o laboratório demonstra sua competência, segundo os padrões que constam no documento. O tratamento com o cliente, desde a venda do serviço até a entrega do relatório e o faturamento, é ponto importante da norma e será tratado neste minicurso. Além disso, as etapas que aparecem como rotina na análise química serão também discutidas: coleta e recepção de amostras, armazenagem e tempo de prateleira, garantia de qualidade em operações de preparo, garantia de qualidade em ensaios químicos clássicos e instrumentais, calibração e curvas analíticas, controle de padrões, avaliação da incerteza e preparo do relatório técnico. A avaliação de protocolos analíticos ou a proposta de adequação também passa pela rotina de garantia de qualidade ao se promover a verificação das condições ambientais dos laboratórios e a participação em ensaios interlaboratoriais, análises de amostras certificadas e promoção de auditorias internas e externas. Apesar de não ter como objetivos a formação de auditores, o curso deverá abranger todos os pontos desta norma técnica, apresentando ao aluno um pouco da rotina de uma empresa de prestação de serviços que opera segundo os padrões da NBR 17025;

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

APRESENTAÇÃO DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS DESENVOLVIDAS POR ALUNOS DE PÓS GRADUAÇÃO DA UFRRJ

Apresentação 1: "Reações multicomponentes para obtenção de produtos com atividade anticâncer".

Discente: Marina Brandão da Fonseca (Orientador: Prof. Dr. Cedric Stephan);

Resumo: O câncer é um conjunto de mais de cem doenças que tem em comum o crescimento desordenado das células. As previsões para os próximos anos é que os números de novos casos e de mortes aumentem. Os tratamentos atuais têm como desvantagens uma grande incidência de efeitos adversos e o alto preço, logo, faz-se necessária novas opções de tratamento. As reações multicomponentes apresentam uma série de vantagens, a principal delas é o alto grau de diversidade química em seus produtos, por isso elas vêm sido estudadas quanto diversas atividades biológicas, dentre elas atividade antitumoral. Nessa palestra será abordada a utilização das reações multicomponentes para obtenção de uma série de acridinonas com atividade anticâncer, além da importância da multidisciplinaridade no desenvolvimento de novos fármacos.

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Apresentação 2: “Compostos cumarínicos híbridos planejados como protótipos de teranósticos para a doença de Alzheimer”

Discente: Mestre Thiago Moreira Pereira (Orientador: Prof. Dr. Arthur Kümmerle);

Resumo: -

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Apresentação 3: "Disfunção cognitiva canina: Estudo de novas abordagens terapêuticas e diagnósticas para esta síndrome conhecida popularmente como Alzheimer Canino".

Discente: Mestre Soraia John da Silva (Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cristiane Martins Cardoso)

Resumo: A Disfunção Cognitiva Canina (DCC) é uma alteração neurodegenerativa que afeta cães idosos e que apresenta bastante semelhança com a Doença de Alzheimer (DA) em humanos. Ambas as patologias são consideradas multifatoriais e apresentam evidência de depósito de b-amilóide; dano oxidativo; hiperfosforilação da proteína Tau; desequilíbrio nos níveis de neurotransmissores, como acetilcolina (ACh); entre outros fatores. Uma vez que a ACh desempenha papel fundamental em processos cognitivos e muitos tratamentos da DA são baseados no uso de inibidores de acetilcolinesterase (AChE), o presente trabalho tem avaliado a eficácia de chás, fitoquímicos e de compostos sintéticos na inibição in vitro desta enzima em cérebro de cães. Os resultados obtidos neste trabalho até o presente momento, embora ainda sejam iniciais, são promissores e podem contribuir para um avanço nos
estudos de novas formas de diagnóstico e tratamento da DCC e da Doença de Alzheimer.

Apresentação 4: “Planejamento, desenvolvimento, síntese e avaliação farmacológica de novso 3-amino-1,2,4-triazóis como inibidores de enzimas envolvidas na Doença de Alzheimer”

Discente: Mestre Daiana de Fátima Portella Franco  (Orientador: Prof. Dr. Arthur Kümmerle);

Resumo: -

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Apresentação 5: "Análise da influência de compostos fenólicos na funcionalidade mitocondrial da levedura Saccharomyces Cerevisiae".

Discente: Marina Wajsenzon Fonseca (Orientador: Prof. Dr. Cristiano Roger Riger);

Resumo: Diversas doenças crônicas não transmissíveis estão associadas a geração de espécies reativas de oxigênio (EROs). EROs são átomos ou moléculas que possuem alto potencial reativo, podendo atravessar a membrana celular, transferir elétrons ou oxidar moléculas vizinhas, sendo potencialmente tóxico para as células. A maior parte das espécies reativas de oxigênio oriundas do metabolismo é formada nas mitocôndrias, devido a cadeia transportadora de elétrons que metaboliza oxigênio consumido. Podendo causar um estresse oxidativo que está presente em vários tipos celulares de tecidos acometidos por diversas patologias. Existem substâncias endógenas e exógenas com características antioxidantes, que podem diminuir o estresse nas células. Diversos estudos mostram que a própolis possui atividade antioxidante, e compostos com essas características foram detectados e isolados em diferentes extratos de própolis.

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Apresentação 6: "Síntese de novas cumarinas planejadas como possíveis agentes antitumorais".

Discente: Mestre Felipe Vitório Ribeiro (Orientador: Prof. Dr. Arthur Eugen Kümmerle);

Resumo: Esta palestras dará um panorama atual sobre uma das classes químicas mais importantes para a química medicinal: as cumarinas. Ainda serão demonstrados resultados de pesquisa com cumarinas sintéticas com atividade citotóxica, e estudos teórico experimentais de interação com DNA e capacidade inibitória de enzimas relacionadas a processos replicativos.;

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Apresentação 7: -

Discente: Mestre Marcela de Souza Alves (Orientador: Prof. Dr. Marco André Alves de Souza)

Resumo: -

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

Apresentação 8: "Complexos de Ru(II) contendo híbridos de cumarina como potenciais agentes antitumorais e antimicrobianos".

Discente: Mestre Patrícia Vilas Boas (Orientadora: Prof.ª Dr.ª Amanda Porto Neves);

Resumo: Câncer e infecções bacterianas são doenças que estão entre as principais causas de morte em todo o mundo e, apesar dos protocolos estabelecidos para o tratamento , a busca por novos fármacos que se mostrem mais ativos e menos nocivos aos pacientes ainda é um desafio para ambos os casos. Inspirado pelo sucesso obtido por complexos como a cisplatina, compostos baseados em metais com variadas aplicações tem se mostrado uma alternativa considerável no tratamento de diversas enfermidades e, derivados de rutênio vem sendo amplamente estudados devido as propriedades medicinais apresentadas. Neste sentido, esta palestra abordará o contexto químico envolvendo a síntese e caracterização de compostos de Ru(II) contendo ligantes cumarínicos híbridos bem como os resultados promissores obtidos no campo da área medicinal para uma possível utilização destes derivados como protótipos de drogas antitumorais e antibacterianas.

Local: Salão Azul - 3º andar do P1 (Prédio principal).

bottom of page